Data
Engineering

Desenvolvimento de processos de consultas e manipulação de dados

A Engenharia de Dados inclui todas as tarefas operacionais e de engenharia necessárias para disponibilizar dados para análise

Existem muitos processos operacionais que precisam acontecer entre a geração de um dado e sua efetiva utilização para tomada de decisão. Esses processos são responsabilidade da engenharia de dados, e sem ela, a ciência de dados não existiria.​

O cientista de dados espera receber uma base de dados minimamente organizada, para que possa dar início a suas análises. Os dados bem mapeados precisam levar a uma estrutura robusta, capaz de possibilitar diversas análises, inclusive a utilização simultânea dos dados não estruturados com os estruturados.

Arbit fará essa entrega, garantindo a disponibilidade dos dados, sejam eles estruturados ou não, e por mais que possa parecer trivial, este processo é complexo.

Após compreender as regras de negócios do cliente, nossa equipe é especializada para arquitetar e montar uma excelente estrutura de banco de dados. Desenvolvendo processos de consultas e manipulação de dados de forma precisa para manter uma boa comunicação entre cliente e usuários.

Entenda melhor sobre

Ingestão de dados

Isso está associado à tarefa de obter dados de sistemas de origem e ingeri-los em um Data Lake. Saber como extrair os dados de uma fonte com eficiência, incluindo várias abordagens para extração em lote e em tempo real são essenciais para uma entrega eficiente.

Sincronização de dados

Você deseja prever melhor as vendas, atingir aquela meta de vendas recorde e aumentar a lucratividade por venda? Uma solução de BI coloca o pipeline de vendas de sua empresa sob uma lente de aumento em questão de segundos, com painéis que incluem seus dados de CRM e ERP.

Gestão de dados

Garantia que os sistemas necessários para o controle de acesso a dados sejam implementados e suportem os recursos necessários para uma boa governança de dados. 

Transformação de dados

Nessa fase são corrigidos, padronizados e tratados os desvios e inconsistências, transformando os dados de acordo com as regras do negócio.

Otimização de desempenho
(e modelos de dados)

Para otimizar o desempenho de consultas e a criação de relatórios e painéis interativos, é necessário conhecimentos em particionar, indexar modelos de dados ou entender ferramentas e conceitos relacionados a modelos em memória e cubos OLAP.

Monitoramento de Produção

Habilidade em manter ao máximo possível em perfeito funcionamento um sistema eficaz que promova um bom desempenho de dataflows, desde sua versão de testes (protótipo) até a versão final (utilizada pelos usuários/clientes).

Como a Arbit pode te ajudar?

Somos especialistas em dados! Nós gerenciamos, otimizamos, supervisionamos e monitoramos a recuperação, armazenamento e distribuição de dados em toda a sua organização.